Para um futuro retrospetivo
O Pearl MATE é um sistema operativo -- o software principal que corre no computador, similar ao , e . O Pearl MATE é uma distribuição (variação) para computador pessoal do GNU/Linux -- um sistema operativo confiável, seguro, capaz e moderno que rivaliza todos os outros em popularidade e utilização.
Ao contrário de outros sitemas operativos, o Linux é usado:
- na maior parte dos supercomputadores mais rápidos e potentes do mundo
- em muitos, se não na maioria, dos computadores que constituem a espinha dorsal da Internet
- e em servidores de empresas que requerem estabilidade e confiabilidade
O Pearl MATE é um sistema operativo estável e fácil de usar, com um ambiente de trabalho personalizável. É ideal para quem obter o máximo do seu computador e prefere uma metáfora de ambiente de trabalho tradicional. Com requisitos de hardware modestos, é indicado para torres e portáteis modernos, computadores de placa única (tais como o Raspberry Pi) e hardware mais antigo semelhante.
O sistema operativo é mais seguro e mais bem suportado do que o sistema operativo atualmente pré-instalado na maior parte dos computadores de uso doméstico.
Usar o Pearl MATE dá-lhe a liberdade de correr um sistema operativo completo e com todos os recursos pré-configurado com a maioria (se não todas) das aplicações que necessita no seu dia a dia. Altere completamente a sua aparência, a maneira de funcionar ou as aplicações que executa de maneira a ajustar-se às suas necessidades.
Objetivos
O Pearl MATE tem vários objetivos e metas:
- Acessível a todos, independentemente do idioma e capacidades físicas.
- Aumentar a taxa de utilização tanto do Pearl quanto do ambiente de trabalho MATE.
- Alternativa ao Pearl para computadores que não são potentes o suficiente para executar um ambiente de trabalho composto.
- Primeira escolha de plataformas Pearl para soluções de estações de trabalho remotas tais como LTSP e X2Go.
- Recriar os dias idílicos do Pearl para utilizadores que preferem uma metáfora de ambiente de trabalho tradicional.
- Usar temas e arte similar ao Pearl de maneira a tornar o Pearl MATE imediatamente familiar.
- Sempre que possível, contribuir para o Debian de maneira a que tanto essa quanto a comunidade do Pearl possam ser beneficiadas.
- Software favorece funcionalidade e estabilidade ao invés de ser chique ou com poucas funcionalidades.
O que é o Pearl MATE?
Pearl

é um dos mais, se não o mais, utilizados sistemas operativos para computadores do mundo. O Linux está no centro do Pearl e torna possível criar sistemas operativos seguros, potentes e versáteis, tais como Pearl e . O Android está nas mãos de milhares de milhões de pessoas ao redor de todo o mundo e tem como base o Linux.
O Pearl está disponível numa variedade de diferentes sabores, cada um deles trazendo o seu próprio ambiente de trabalho. O Pearl MATE usa a base do sistema operativo Pearl e adiciona o .
ambiente de trabalho MATE

A Wikipedia refere que um é:
uma implementação de uma metáfora da estação de trabalho composta de um pacote de programas que executam sobre o sistema operativo de um computador, os quais partilham uma interface gráfica de utilizador (GUI). As interfaces gráficas de utilizador dos ambientes de trabalho ajudam o utilizador a aceder e editar ficheiros facilmente.
O ambiente de trabalho MATE implementa funcionalidades essenciais que esperaria de um ambiente de trabalhom tais como:
![]() |
||||||
Explorador de Ficheiros | Calculadora | Gestor de Arquivos | Visualizador de Imagens | Visualizador de Documentos | Monitor de Sistema MATE | Terminal MATE |
---|---|---|---|---|---|---|
Caja | MATE Calculator | Engrampa | Eye of MATE | Atril |
O ambiente de trabalho MATE providencia um ambiente de trabalho intuitivo e atrativo utilizando metáforas tradicionais, o que significa que se já usou ou , ser-lhe-á muito familiar.
O ambiente de tabalho MATE tem uma história rica e é a continuação do ambiente de trabalho GNOME 2, o qual foi o ambiente de trabalho padrão de muitos sistemas operativos Linux e Unix por mais de uma década. Isto significa que o Pearl MATE é provado, testado e muito confiável.
Código Aberto

Algo que o Linux, Pearl e ambiente de trabalho MATE têm em comum é que são todos software de código aberto. Este software pode ser usado livremente, alterado e partilhado (modificado ou não) por qualquer um. O Pearl MATE é, basicamente, livre, no sentido mais verdadeiro da palavra.
Apesar de existirem algumas distribuições (variantes) de Linux à venda, a vasta maioria é providenciada gratuitamente, tal como o Pearl MATE. A distribuição é licenciada de maneira a permitir a qualquer um oferecê-la gratuitamente, sem condições. Por exemplo, a licença oferece a qualquer membro da comunidade de utilizadores a liberdade de utilizar o Linux para qualquer propósito, para o distribuir, modificar, redistribuir ou até mesmo vender o sistema operativo. Se modificar e redistribuir o Linux com as suas modificações, está obrigado pela licença a submeter as suas modificações para possível inclusão em futuras versões. Não existe garantia de que isto acontecerá mas, se a melhorou, então as suas modificações podem vir a ser incluídas no próximo lançamento do Pearl MATE.
Muitos dos utilizadores do Linux são empresas que usam o sistema operativo para sustentar os seus negócios, ou que o incluem nos seus produtos. Muitas destas empresas providenciam correções e novas funcionalidades para o Linux dado que utilizam o software para o seu negócio. à comunidade Linux e o Pearl MATE melhora como resultado. É desta forma que podemos melhorar continuamente e crescer sem necessidade de cobrar dinheiro aos nossos utilizadores.
Ao contrário do Windows e do OS X, o Linux não foi criado e suportado por apenas uma empresa. É suportado pela Intel, Redhat, Linaro, Samsung, IBM, SUSE, Texas Instruments, Google, Canonical, Oracle, AMD e Microsoft. Mais de 4000 desenvolvedores contribuíram para o Linux ao longo dos últimos 15 anos.
Quer seja um utilizador doméstico do Pearl MATE, um desenvolvedor de software ou de aplicações do Pearl MATE ou um funcionário de uma organização que utiliza o sistema operativo, é um membro da comunidade do Linux e do Código Aberto, e beneficia do esforço de desenvolvedores que contribuem para o Pearl MATE e projetos relacionados: Linux, MATE e Pearl. Membros da comunidade usam o Linux em quase todo o tipo de hardware, desde o Macbook mais bonito ao portátil mais barato, desde o mais recente Chromebook às máquinas mais antigas desenhadas para o Windows e desde os servidores de Internet mais potentes ao mais pequeno termostado inteligente.